'Os Sapatos de Haruka'
Com desafios da imigração japonesa, curta tem pré-lançamento em São Paulo
publicado 29/05/2014 18:11, última modificação 29/05/2014 18:23
divulgação
“Os Sapatos de Haruka" tem uma mensagem muito clara
sobre imigração, migração, desafios, perdas e superação
São Paulo – O curta-metragem Os Sapatos de Haruka, da produtora
Vertigem Filmes, que aborda a imigração japonesa, terá pré-lançamento amanhã
(30), às 19h, no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, na rua
São Bento, 413, centro da capital.A produção tem como pano de fundo a imigração japonesa e conta a história de Haruka, uma adolescente de 15 anos, nipo-brasileira, filha única, nascida e criada na cidade de Quiririm, no interior paulista. Com a família de agricultores vivendo intensa crise financeira, o drama aumenta quando a mãe da garota morre.
Sem alternativa, o pai de Haruka decide ir ao Japão para trabalhar, numa viagem em que não poderá levar a filha, que ficará com a tia, moradora do bairro da Liberdade, no agitado centro da cidade de São Paulo.
“Os Sapatos de Haruka tem uma mensagem muito clara sobre imigração, migração, desafios, perdas e superação”, explica o diretor Walter Júnior, que assina o roteiro.
Haruka, interpretada pela atriz Flora Sakata, mora com a tia Saori (Harumi Higa) e passa por vários desafios até chegar na capital. O elenco conta ainda com os atores Silvio Kanda, Silvia Mendes, Roberto Rabbitt, Maga Ares e Silvio Tadeu.
Co-produzido por Camila de Oliveira, que também assina a direção de fotografia, o curta, com duração de 12 minutos, foi rodado em apenas três semanas, com locações no bairro da Liberdade e na zona rural de Quiririm, distrito de Taubaté.
“A cidade de Quiririm foi escolhida pelo potencial histórico e cultural que tem. Uma região fundada pela migração e imigração de japoneses e italianos. Depois, tornou-se um forte potencial com trabalhadores da indústria automobilistica”, explica Camila.
Além do pré-lançamento em São Paulo, Os Sapatos de Haruka, que conseguiu parte dos recursos pela plataforma de financiamento coletivo Catarse, também será apresentado em Taubaté, no dia 7 de junho, e na 17ª edição do Festival do Japão na capital, em julho, onde as sessões, com legendas em japonês, ocorrerão no Pavilhão da Terceira Idade
Nenhum comentário:
Postar um comentário